O que te motiva a estudar para um concurso público?

O que te motiva a estudar para um concurso público?

Uma vez li uma frase que dizia “Para ter motivação, basta ter um objetivo”. Essa frase traduz resumidamente, muito bem, o significado de motivação. De acordo com Maximiano, “A palavra motivação deriva do latim motivus, movere, que significa mover. O seu sentido original fundamenta-se no processo no qual o comportamento é incentivado, estimulado ou energizado por algum motivo ou razão”.

O autor Idalberto Chiavenato, escreveu inúmeros livros na área da administração e gestão de pessoas que descrevem o ciclo motivacional. Ele explica, basicamente, que quando a pessoa recebe um estímulo ou incentivo, isso a leva a um estado de tensão. Essa tensão gera uma necessidade que acarreta em um comportamento, uma ação que pode levar à satisfação ou frustração. Por exemplo: abre o edital para o concurso que você deseja fazer. Isso gera em você um estado de tensão que te leva à necessidade passar no concurso. Então você é levado à ação de estudar. Se você passar no concurso ficará satisfeito, caso contrário, ficará frustrado.

Este processo é chamado de ciclo motivacional porque ele não tem fim. Não importa se a sua necessidade é satisfeita ou frustrada, sempre surgirá uma nova. E assim o ciclo recomeça.

O que te motiva a estudar para um concurso público? Seja o salário, seja a estabilidade, uma vida mais tranquila… Seja o que for! O fato é que a motivação é intrínseca, ou seja, ela vem de dentro de você. Portanto, a satisfação da sua necessidade está ao seu alcance à medida que todos os dias você decida trazer à memória o motivo que te levou a dar inicio a essa jornada. Manter o foco no resultado e alimentar o seu desejo te ajudam a perseverar. Independente do tamanho do obstáculo, não deixe seu sonho se frustrar. Estude! Batalhe! Se esforce! Depende mais de você que das circunstâncias.

Referencias: MAXIMIANO, A. Teoria geral da administração. São Paulo. Editora Atlas, 2004

Ebook: As 8 atitudes vencedoras de concurseiros aprovados!

Coloque seu email abaixo para receber gratuitamente o Ebook

Receber Ebook