Você sabe como a memória funciona quando estuda?

Você sabe como a memória funciona quando estuda?

No último post escrevemos sobre a atenção e você aprendeu como se dá o acontecimento deste fenômeno no seu cérebro. Se você ainda não leu, clique aqui.

Hoje falaremos da Memória. O processo da atenção é primordial pra desenvolver a memória. E esta, por sua vez, é importantíssima para a eficácia dos seus estudos. Afinal de contas, no dia da prova, você quer se lembrar de tudo o que estudou! Óbvio, né?

Saiba como a memória funciona e aprenda a melhorar seus estudos.

Existem 2 tipos de memória:

  1. Explícita ou declarativa: quando lembramos o que comemos no almoço ou de um número de telefone;
  2. Implícita ou de procedimento: refere-se às habilidades que aprendemos e nunca esquecemos. Como escovar os dentes e andar de bicicleta, por exemplo.

A memória explícita, por sua vez, também é dividida em duas:

– Memória transitória: também chamada de operacional, na qual armazenamos informações temporárias que serão úteis para um raciocínio imediato ou a resolução de problemas;

– Memória permanente: é uma memória de longo prazo que tem este nome porque é capaz de armazenar dados por muito tempo. Esta é a memória que armazena o que você estuda e te faz lembrar no dia da prova.

Algumas pessoas têm mais “facilidade” em armazenar informações adquiridas. Talvez você não seja uma dessas pessoas e esta seja sua maior dificuldade para alcançar resultados positivos nos estudos. A boa notícia é que se uma informação já registrada em seu cérebro for reativada um número suficiente de vezes, a memória operacional pode transformá-la em permanente, ou seja, conservar a informação em disponibilidade por mais tempo.

Isto significa que obter um resultado eficaz nos estudos vai depender do seu empenho pessoal em revisar um número maior de vezes cada assunto estudado. A revisão é importante para solidez de uma informação na memória. Entretanto, também existem outros métodos muito importantes para a estruturação da mesma, dependendo do tipo de informação que queremos armazenar.

Note também que revisão é diferente de repetição. O ato de repetir uma informação em voz alta várias vezes não fará com que você a fixe na memória por muito tempo. Já revisão é “refrescar” a mente com uma informação que já foi estudada, manipulada e utilizada por seu cérebro. A revisão é capaz de manter a informação em circulação e fazer com que você a lembre num momento futuro.

Cadastre-se abaixo para te informarmos a cada nova postagem no blog e receber dicas de estudo por e-mail. E como brinde, assim que se cadastrar, você receberá nosso Ebook sobre “As 8 atitudes vencedoras de concurseiros aprovados!”

Ebook: As 8 atitudes vencedoras de concurseiros aprovados!

Coloque seu email abaixo para receber gratuitamente o Ebook

Receber Ebook