Como andam suas emoções?

Como andam suas emoções?

Não, não é uma sessão de terapia ou um artigo de autoajuda. Mas você sabia que suas emoções podem influenciar os seus estudos?

Em artigos anteriores já falamos sobre a atenção e a memórias que são componentes indispensáveis para o sucesso com os estudos. Explicamos, de forma não muito aprofundada, como estas funcionam e como são ativadas pelo seu cérebro de forma a te ajudar a absorver com mais facilidade o conteúdo dos estudos e obter um resultado eficaz. Se você ainda não leu clique aqui para ter acesso aos artigos anteriores. Hoje veremos que as emoções têm ações de influência diretas sobre tais.

Por muito tempo acreditou-se que razão e emoção são elementos opostos e independentes um do outro. Porém, estudos neurocientíficos têm demonstrado que, apesar das emoções não serem atos racionais, são estimuladoras diretas da cognição (atenção, memória, raciocínio, pensamentos, etc.). Portanto, emoções como ansiedade, medo, preocupação, estresse, entre outras, podem prejudicar sua atenção e, consequentemente, sua memória, dificultando assim o processo de aprendizado.

É muito importante manter o equilíbrio emocional no período de estudos. Deve-se desenvolver um ambiente que estimule emoções positivas, como confiança, segurança, entusiasmo.

Inscreva-se e saiba mais dicas de como ter um ambiente favorável a resultados eficazes nos estudos.

Ebook: As 8 atitudes vencedoras de concurseiros aprovados!

Coloque seu email abaixo para receber gratuitamente o Ebook

Receber Ebook