Foque em um, mas faça todos!

Foque em um, mas faça todos!

Muitas pessoas querem abraçar o mundo, e conforme os concursos vão surgindo, editais e salários são anunciados, os olhos crescem. Então, resolvem estudar para vários concursos ao mesmo tempo…

É verdade que às vezes ficamos confusos! Estudamos para um concurso que está próximo de ser aberto, mas quando já estamos no meio do caminho, abre outro com condições melhores, ou abre aquele que você mais queria fazer.

Diante de situações assim, acabamos nem pensando duas vezes e mudamos o foco.

Só que o problema de não focar em nada é exatamente tentar agarrar 2 passarinhos em pleno vôo e ao mesmo tempo! Se “capturar” um já é difícil, exige grande habilidade e duas mãos, capturar 2, 3 ou 4 exigiria mais do que duas mãos e uma agilidade sobre-humana.

Esqueça! Você não é um X-men. Se você quiser se diferenciar da maioria, será usando algo que todos tem, mas que muita gente esquece de usar: o cérebro!

E eu não estou querendo ser dura com as pessoas, apenas quero te alertar para um fato: você pode não ter muito dinheiro, você pode não estar vivendo um grande amor, você pode não ter tido uma ótima educação até o presente momento…

Mas há algo que nos nivela com todo mundo e que dirige a nossa vida: o modo como pensamos! E também o modo como utilizamos este maravilhoso órgão capaz de nos levar a ter experiências incríveis!

Quem sabe o que focar, concentra seus esforços e sua energia mental para apenas um objetivo, e vai pulando os degraus rapidamente até chegar lá!

Não quer dizer, mesmo assim, que você vá deixar passar outras oportunidades.

Ou seja, mire num concurso, mas se houver outros com matérias similares ao seu sendo abertos, faça-os também.

O conselho é só para que você não desfoque do seu objetivo inicial, mudando o rumo dos seus estudos a cada novo concurso ou gastando o seu precioso tempo estudando para vários concursos (isto é, matérias diferentes) ao mesmo tempo.

Imagine que o seu foco é o concurso para Auditor da Receita Federal. Ao estudar para este concurso, você estará estudando várias matérias básicas, como língua portuguesa, direito administrativo, Raciocínio lógico, Língua estrangeira e etc.

Quando surgir um outro concurso com estas mesmas matérias, mesmo que haja uma ou outra diferente, faça também.

Não comece a estudar as matérias diferentes só porque elas irão cair neste 2º concurso que apareceu! Lembre-se que você não pode se desviar do seu foco. Apenas faça o 2º concurso! Se passar é lucro; se não passar, este não era o seu objetivo… o seu objetivo é que deve ser alcançado!

Eu não sou a primeira pessoa que foi aprovada a dizer isso. Já vi outras falando que passaram em vários concursos simplesmente por estarem se preparando para um específico e terem feito outros.

E algo surpreendente talvez aconteça: você pode acabar passando em outro, trabalhar num órgão que você não imaginava, e acabar se apaixonando!

No final das contas o lema é: focar num só, mas não deixar de tentar nada. Quando ficamos parados, nada acontece. Mas quando estamos em movimento, portas se abrem!

Ebook: As 8 atitudes vencedoras de concurseiros aprovados!

Coloque seu email abaixo para receber gratuitamente o Ebook

Receber Ebook

Sobre o autor
Francis Lima

Uma pessoa que energiza-se através do desenvolvimento pessoal e inspira-se através de histórias de superação. Após passar em 3 concursos, decidiu fazer a diferença na vida de outras pessoas ensinando - por meio da capacitação Segredos dos Aprovados - a metodologia de estudos que desenvolveu para ser aprovada e nomeada.

  • Evelyn Panza

    Ótima dica! Eu, por exemplo, estou focando em um concurso que ainda não possui edital aberto. Fazer outros com matérias similares pode ser uma ótima forma de manter a mente atualizada até o meu concurso de objetivo abrir edital.

    • Francis Pimentel

      Isso aí Evelyn!