Suspensão dos concursos? Veja 5 razões para se dedicar ainda mais!

Suspensão dos concursos? Veja 5 razões para se dedicar ainda mais!

Nesta semana foi anunciada a intenção em suspender concursos públicos federais em 2016 por parte do governo para reduzir gastos e cumprir a meta fiscal.

Isso com certeza foi e ainda será motivo para desanimar muitos concurseiros.

Mas, eu espero que você esteja na contramão e não desanime! Sabe por quê?

Bem, neste texto quero escrever-lhe justamente sobre isto: razões para não desanimar com a notícia da suspensão dos concursos e – espero que não lhe pareça clichê – como toda crise (inclusive no ramo dos concursos) pode representar uma oportunidade.

Aqui vão então os 5 motivos para continuar persistindo nos seu sonho de ter uma carreira pública, e mais do que nunca, dar todo o seu gás no estudo para concursos:

1) Enquanto uns enfraquecem, outros se fortalecem

Muitos concurseiros ficaram tão desanimados com a notícia e diante da perspectiva ruim, que até afrouxaram os estudos. Alguns que iriam começar a se preparar para um dado concurso que ainda está somente previsto, já não irão mais. Com a incerteza sobre o futuro, muitos abandonarão os cursinhos preparatórios, e sem a rotina de estudos, acabarão se deixando levar por outras demandas que consumirão seu tempo.

Mas é exatamente aí que está a oportunidade para você, caro amigo(a)! O que eu falei acima faz parte do efeito manada, onde as pessoas se deixam levar pelas opiniões e ações de outras que estão ao seu redor, não sabendo se realmente é o melhor caminho a seguir.

O que resulta disso é que, quando publicarem o edital de algum concurso, ao contrário do que muitos esperavam, a maior parte das pessoas não estará estudando. E quem foi fiel ao próprio ideal de vida e continuou se preparando terá muito mais chances de obter a aprovação.

Ou seja, mesmo que haja muitos candidatos, a maior parte estará despreparada e você, que persistir nos estudos, se sairá muito melhor do que eles na prova!

2) A medida ainda não foi aprovada pelo Congresso

Os jornais estão sempre nos informando de tudo o que está acontecendo, mas precisamos avaliar muito bem as notícias antes de tomarmos atitudes precipitadas ou deixar que isso afete o nosso estado emocional!

A verdade é que: As intenções não são a realidade!

Muitos cortes estão sendo feitos em vários setores públicos, mas no caso de suspensão dos concursos, esta medida ainda necessita do aval do Congresso Nacional. Ela não foi aprovada ainda! E caso aprovada, necessitará de uma avaliação criteriosa da União sobre quais órgãos públicos podem manter por mais tempo o mesmo quadro de funcionários.

Há órgãos públicos, como a Receia Federal, por exemplo, que operam hoje com apenas 50% do efetivo necessário* e que precisam, obrigatoriamente, de uma reposição de funcionários.

Além disso, várias vezes em outras épocas também foram anunciados cortes em concursos que acabaram não se concretizando. Portanto, a primeira informação que aparece na mídia não deve ser motivo para pessimismo geral.

3) Nem todos os concursos serão suspensos

Alguns concursos já foram autorizados pelo Ministério do Planejamento, portanto, mesmo que haja cortes, eles não serão afetados.

Outros concursos que não serão afetados são aqueles de entidades que independem do orçamento da União, ou seja, aqueles que se enquadram na categoria de empresas públicas e sociedades de economia mista, como a Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Correios. Como possuem orçamento próprio, estas instituições poderão realizar concursos com seu próprio capital, sem o compromisso de contribuir com a meta fiscal.

Fora isso, a suspensão é uma medida que seria adotada apenas pelo governo federal. Logo, concursos estaduais e municipais estão mantidos.

4) Porque trata-se de um motivador para mais estudo

Visto que não há motivo para pânico e desalento, e que mesmo assim, boa parte da população será afetada por isso, você poderá ter sua grande chance justamente neste período! É verdade que muitos largarão os estudos ou devido ao desânimo, estudarão com menos qualidade, visando outras coisas, portanto seus concorrentes efetivos diminuirão!

Mas, caso a medida se concretize, os poucos concursos que surgirem terão um número maior de inscrições (e aparentemente uma concorrência maior). Portanto, para não ser apenas mais um na multidão, você terá que estar preparado.

Estar preparado é resultado de vir se preparando ao longo do tempo e não de uma hora para outra, como muitos farão! Logo, este momento de crise é um período para se dedicar aos estudos com garra e força total. Perceba isso: é sua chance, as coisas estão se apertando no país, você não pode deixa-la passar porque simplesmente se deixou afetar por uma notícia.

Lembrando mais uma vez, como eu gosto de dizer: defina sua vida! Não deixe que a mídia ou a crise que o país está passando a defina!

5) Representa a oportunidade de focar

Já abordei um pouco sobre isso noutro artigo aqui no blog, mas, isso é tão estratégico que falarei novamente, contextualizando agora com esta questão da suspensão dos concursos.

Você pode estar se perguntando:

“ – E se mesmo diante de tudo o que você disse aqui, justamente o concurso para o qual eu estou estudando for realmente suspenso no ano que vem?”

Se isso acontecer, ainda assim, se preparar terá valido muito mais à pena do que o desanimar. Conhecimento nunca é demais, sabe por que?

Porque o seu concurso pode não se realizar, mas outros sim. E pode ser que os outros concursos que surjam, exijam várias disciplinas em comum com aquele para o qual você se preparou. E aí, é claro que você não vai deixar de fazer esta prova, vai?! Mais uma oportunidade para ser aproveitada!

Só não recomendo que diante do cenário atual você se desespere e comece a estudar para vários concursos ao mesmo tempo. Isso não é prudente! Foque no que você quer, estude, prepare-se! Como já dizia o sábio cientista Louis Pasteur: “a sorte favorece a mente bem preparada”.

Estando preparado e, ao surgir algum concurso, quando você for aprovado pode até parecer sorte para outras pessoas. Mas só você saberá que foi o resultado de atitude, foco e de muita preparação! Só você saberá que foi porque você não acreditou no que te diziam e resolveu ser o agente da própria vida… e foi assim, que você chegou lá!

Por Francis Lima.

 

*De acordo com a matéria: http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/e-agora-concurseiro-veja-concursos-que-nao-serao-suspensos. Recomendo dar uma lida nesta matéria também!

 

Sobre o autor
Francis Lima

Uma pessoa que energiza-se através do desenvolvimento pessoal e inspira-se através de histórias de superação. Após passar em 3 concursos, decidiu fazer a diferença na vida de outras pessoas ensinando - por meio da capacitação Segredos dos Aprovados - a metodologia de estudos que desenvolveu para ser aprovada e nomeada.